Passados dois anos, o governo de Lula cumpriu 28% das promessas assumidas com os brasileiros. O presidente terá a segunda metade do mandato para fazer os outros mais de 72% para ficar de bem com o eleitorado que não o pouca de críticas, segundo pesquisas.
Dificilmente conseguirá atingir o objetivo, que a cada mês se torna mais distante. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de São Paulo e teve como base o palanque eletrônico da propaganda eleitoral, o calor dos debates, declarações jogadas ao vento em comícios, entre outros eventos.
Tudo foi devidamente anotado para que fosse cobrado ao longo dos 48 meses do mandato. Ao todo foram 103 promessas importantes – menos de 30 foram cumpridas ou estão em andamento. O governo terá dois anos para concretizar mais de 70 compromissos assumidos com o eleitorado. A corrida é contra o tempo.
Alguns muitos compromissos assumidos, como não colocar sigilo nas contas pessoais e acabar com o orçamento secreto logo no primeiro dia de governo, foram convenientemente esquecidos. Pior: foram potencializados, se tornaram procedimentos, normais. Torra-se milhões com banalidade e bilhões para ir as compras no congresso.
Não tem como esquecer da mais conhecida das promessas do então candidato e se tornado uma metáfora por Loola: aquela da picanha com uma capinha de gordura, farinha e cerveja estupidamente gelada nos encontros familiares na casa dos brasileiros pobres aos finais de semana.
Pelo visto, dificilmente os aeroportos ficarão parecidos com rodoviária, dada a quantidade de pobres que passariam a viajar de avião – consequentemente abandonando os ônibus, passariam a comprar em lojas de shoppings e grifes, abandonando de vez as barracas de feiras e os shoppings populares, e passariam a comer bem.
Pobre dos pobres. O presidente lhes passou a perna. Em transe, os tolos confiaram nas promessas grandes do ilusionista de burros. Continuam a carregar a carga e, com uma síndrome desconhecida, continuam afirmando que não mudam o voto. Esta birra pode ser a chave da miséria que dão a volta e a jogam fora.
Por Batista Cruz / https://www.facebook.com/batista.cruz.33