O vereador Galeguinho SPA (PSB), que foi candidato a deputado federal na última eleição, fez uma grave revelação em entrevista concedida ao repórter Elias Lúcio, do programa Diário da Feira, na Rádio Subaé: a existência de interferência política na fila da regulação estadual. O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Entretanto, o sistema é apontado como uma das principais deficiências da saúde pública no estado, apelidada de "fila da morte". Muitas pessoas morrem na fila a espera de uma vaga de transferência para uma unidade hospitalar. Na entrevista concedida, Galeguinho declarou que esteve conversando com autoridades do Governo do Estado para contar com seu apoio no segundo turno das eleições em Feira de Santana, com a promessa de facilitação de serviços no município, entre esses, interferência na regulação de paciente ou marcação de exames, conforme matéria do Blog Central de Polícia.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, até esta quinta-feira (06), 42 pessoas aguardavam por transferência para uma unidade hospitalar. Conforme matéria da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, na policlínica do Feira X , uma mulher e 92 anos aguarda há 15 dias transferência para tratar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na mesma unidade, mais 5 pacientes aguardam regulação. Na UPA Mangabeira, um idoso de 75 anos espera há 3 dias  uma vaga para receber o tratamento adequado para problemas circulatórios causados pela diabetes.

(Com informações do OProtagonistaFSA e Blog Central de Policia)