Jailson do Reggae, apaixonado pela cultura da paz


Um dos mais tradicionais blocos culturais da cidade, Quilombo sai dos guetos de Feira de Santana para desfilar na avenida Presidente Dutra durante a Micareta 2022. A agremiação sem fins lucrativos tem data marcada para encontro com uma legião de seguidores, levando alegria para o maior Carnaval fora de época do país no dia 17 de setembro.

A Micareta este ano está prevista para ocorrer no período de 15 a 18 de setembro, sendo que a data mais esperada pelo apreciadores do melhor do reggae brasileiro e internacional será dia 17, quando o bloco Quilombo corta a avenida com toda sua irreverência.

A entidade está completando 23 anos de existência, luta e promoção de projetos sociais voltados para a defesa de direitos e igualdades sociais. E é considerada uma das principais manifestações culturais afrodescendentes na cidade, expressando toda a cultura que vem da periferia, dos protestos e de combate a qualquer tipo de discriminação.

Primeiro bloco a desfilar na Micareta de Feira de Santana, desde o ano 2000, o Quilombo foi idealizado por dois amigos adeptos do reggae, Jailson de Jesus (Jailson do Reggae) e Tom Brown, visando proporcionar uma opção de diversão para as pessoas de menor poder aquisitivo e promover uma profunda reflexão sobre a cultura da paz difundida pelo estilo do reggae.

Jailson do Reggae ressalta a importância do bloco para a cultura afrodescendente. “Além de difundir a música reggae, desmistifica a ideia de que o povo afrodescendente só podia participar da festa como folião pipoca e o mais importante de tudo: promover a harmonia e a paz entre negros, brancos, ricos e pobres, não importando qual sua classe social, cor ou raça”, frisou.