Parque Shopping Bahia libera sanitário feminino para homem que se achar mulher

 

SALVADOR – A decisão do Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, de liberar os banheiros para que as pessoas usem de acordo com o gênero que se identifiquem, está gerando protestos e ameaças de boicote ao local. A iniciativa permite que homens que se considerem mulher entrem nos banheiros femininos.

Como campanha publicitária da medida adotada visando a inclusão de gênero, a direção do shopping utilizou uma peça com a frase: “Você é livre para usar o banheiro correspondente ao gênero com que se identifica”.

Em protesto contra a iniciativa, várias lideranças políticas estão saindo em defesa de clientes insatisfeitos com a decisão da administração do shopping. Dentre eles o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos), que definiu a decisão como “um absurdo sem precedentes”.

Na visão do parlamentar, a iniciativa é prejudicial principalmente para pessoas com maior vulnerabilidade, como crianças, adolescentes e mulheres. “Se um homem quiser entrar no banheiro feminino, ninguém pode impedi-lo, pois o mesmo alegará que se identifica como mulher”.

Par ao deputado Samuel Júnior, a iniciativa abre um precedente para que o público feminino e jovens estejam ainda mais vulneráveis ao assédio sexual.

Pré-candidata a uma vaga na Assembléia Legislativa, Rebeca Martins também levanta a voz feminina contra a iniciativa. Em suas redes sociais, ela defende a judicialização da medida e boicote ao Parque Shopping Bahia. “Não é questão de transfobia, é questão de segurança! Inaceitável é a tolerância às condições de minorias transcender à segurança do coletivo, das mulheres, dos adolescentes, dos menores. A necessidade de judicialização é fato”, afirmou.

* Com informações dos sites Terra Brasil Notícias e Classe Política.