FEIRA DE SANTANA – Cumprindo seu quarto mandato, a vereadora Eremita Motta (PSDB) conquista o feito histórico de ser a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Feira de Santana. Ela foi eleita em chapa única, durante sessão ordinária do Legislativo, na manhã desta terça-feira (14), com apoio do atual presidente da Casa, vereador Fernando Torres.

Considerada vereadora da ala tida como “independente”, Eremita Motta é muito próxima do atual presidente Fernando Torres, o qual manterá por perto na mesa diretiva na condição de vice-presidente, caso que possibilitará ao atual presidente atuar interinamente no comando em casos específicos.

Para os analistas políticos, a expectativa é de que pouca coisa mude na relação entre o Legislativo feirense e a Prefeitura com a eleição de Eremita Mota para presidir a Câmara Municipal. Mesmo porque ela já deixou bem claro ser contra o que ela considera “vereador lagartixa”, ou seja, aquele que só diz “amém” para os atos do Governo Municipal.

Entretanto, por não tratar-se de vereadora abertamente da bancada de oposição, como vem ocorrendo na atual gestão, a expectativa de que mais adiante possa ser fortalecido um canal de comunicação entre os dois poderes, facilitando assim a vida administrativa do prefeito Colbert Martins Filho.

 

QUEM É EREMITA?

 

Eremita Mota é professora e já exerceu cargo de diretora de escolas da rede estadual de ensino, secretária municipal de Educação, chefe da Divisão de Ensino do 1º Grau da Secretaria Municipal de Educação, chefe da Divisão Família/Idoso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Ao exercer os cargos de confiança na Secretaria de Desenvolvimento Social, durante a gestão do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, Eremita Mota projetou suas ações junto as comunidades mais carentes, atingindo a visibilidade que lhe possibilitou êxito na eleição para vereadora em sua segunda tentativa.

Na Câmara Municipal, Eremita Mota já estava familiarizada com as ações da Mesa Diretiva, onde vem ocupando o cargo de 2ª Secretária do presidente Fernando Torres. E, com isto, estreitou os laços de amizade com o padrinho que alavancou e coordenou sua exitosa candidatura.