SALVADOR – O apoio da grande maioria dos baianos à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia assegura ao ex-prefeito de Salvador a vitória esmagadora nas eleições já no primeiro turno, derrotando todos adversários juntos, mesmo com apoio das estrelas de seus respectivos partidos. É o que indica a mais recente pesquisa eleitoral realizada no estado e divulgada nesta segunda-feira (13).

Marchando sem nenhum candidato presidenciável colado em sua campanha neste primeiro turno, ACM Neto vem se tornando um fenômeno eleitoral ao conquistar o voto de eleitores de todas as alas. E a cada pesquisa eleitoral, a surpresa está justamente no aumento do número de eleitores que aderem à sua indicação para comandar os destinos da Bahia a partir de 2023.

A mais recente pesquisa eleitoral para presidente, governador e senador na Bahia desenha um quadro bastante favorável ao Carlismo, mas que vem deixando o grupo petista desesperado e sem nenhuma perspectiva de seu candidato, Jerônimo Rodrigues, decolar.

A pesquisa realizada pelo Instituto Séculos confirma a vitória de ACM Neto no primeiro turno, ao mesmo tempo que expõe uma alta rejeição do presidente Bolsonaro na Bahia. Os dados também indicam o favoritismo de Otto Alencar para o Senado e de Lula para a presidência da República. O presidenciável, entretanto, não transfere voto suficiente para o pré-candidato a governador petista decolar.

Segundo dados levantados pelo Instituto Séculus, se a eleição para governador fosse realizada hoje, ACM Neto (União Brasil) venceria já no primeiro turno. O ex-prefeito de Salvador pontua com 40,04% no levantamento espontâneo enquanto Jerônimo Rodrigues (PT) aparece com apenas 8,26%, seguindo por João Roma (PL) com 5,44%, já sinalizando para um empate técnico entre o segundo e o terceiro colocados. Os que não sabem ou não opinaram somam 41,74% e Nenhum/Nulo são 2,29%.

A pesquisa sendo desenvolvida no cenário estimulado (quando são apresentados os nomes dos postulantes), ACM Neto dispara com 60,55% das intenções de votos, enquanto Jerônimo Rodrigues aparece em segundo lugar com míseros 12,19%. Por sua vez o deputado federal João Roma (PL) vem com 7,14% dos votos, seguido por Kleber Rosa (PSol), com 0,79%, e Giovani Damico (PCB), com 0,46%. Nenhum/Nulo são 7,73% enquanto que os que não sabem ou não opinaram somam 11,14%.

Em outro cenário estimulado, desta feita com os nomes dos pré-candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma PL) associados aos de políticos apoiadores, a mudança nos números da pesquisa não impedem a vitória de ACM Neto já no primeiro turno, mesmo com ele mantendo campanha independente.

Neste cenário, ACM Neto atinge a marca de 56,42% das pretensões de votos dos baianos, enquanto Jerônimo atinge apenas 19,92%, mesmo contando com o apoio de Lula, Jaques Wagner e Rui Costa. Da mesma forma, João Roma, que tem o nome associado ao do presidente Jair Bolsonaro, atinge 8,52% dos votos. Nenhum/nulo são 6,55% enquanto que os que não sabem ou não opinaram somam 8,58%.